Quem somos

A ideia central desse blog é divulgar iniciativas acadêmicas vinculadas à área ambiental, portanto começamos o trabalho com ações de conservação de rios da Chapada Diamantina - BA, especialmente em regiões da Caatinga, onde se concentraram o foco de nossos esforços. Investigamos a relação da distribuição da entomofauna em regiões de mata ciliar de rios com perenidades distintas e a relação dessa distribuição com o ambiente ao longo do tempo. Durante esse período, investigamos também a etnobotânica de plantas medicinais da Comunidade de Zabelê no sertão Baiano. Nos aventuramos também com o projeto: desenvolvimento da planta Leonotis nepetifolia em campo magnético.

Bom, o tempo passa, e hoje cá estamos, Noroeste de Minas Gerais, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, onde o foco mudou de Caatinga para Cerrado,  com ensino, pesquisa e extensão voltados para a saúde e conservação da natureza. Nesse novo contexto, os estudos de etnobotânica de plantas medicinais continuou na comunidade Carlos Lamarca no Vale do Urucuia. Além disso o projeto de ensino “Musicaulidade” ganhou um impulso com a adesão dos alunos. Em 2019 focamos no projeto de extensão, "Desidratador solar de frutos como Tecnologia Social: Uma alternativa para a comunidade do município de Arinos-MG."

Em 2020 e 2021, o foco foi a pesquisa: Formigas como bioindicadores da qualidade dos solos de Veredas. O mesmo tema continua sendo pesquisado em meu Doutoramento em Ecologia pela UnB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário