Quem somos

A ideia central deste blog é divulgar iniciativas acadêmicas vinculadas à área ambiental. Assim, iniciamos nossas atividades com ações voltadas à conservação de rios da Chapada Diamantina, especialmente em regiões de Caatinga, onde concentramos grande parte de nossos esforços. Investigamos a relação entre a distribuição da entomofauna em matas ciliares de rios com diferentes regimes de perenidade e as variáveis ambientais associadas a essa distribuição ao longo do tempo. Nesse período, também desenvolvemos estudos sobre a etnobotânica de plantas medicinais na Comunidade de Zabelê, no sertão baiano. Além disso, exploramos o projeto “Desenvolvimento da planta Leonotis nepetifolia sob influência de campo magnético”.

Com o passar do tempo, novos caminhos foram sendo construídos. Hoje, nossas atividades estão concentradas no Noroeste de Minas Gerais, no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, onde o foco passou da Caatinga para o Cerrado, integrando ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas à saúde e à conservação da natureza. Nesse novo contexto, os estudos sobre etnobotânica de plantas medicinais tiveram continuidade na comunidade Carlos Lamarca, no Vale do Urucuia. Além disso, o projeto de ensino “Musicaulidade” ganhou impulso com a adesão e participação dos estudantes. Em 2019, concentramos esforços no projeto de extensão “Desidratador solar de frutos como tecnologia social: uma alternativa para a comunidade do município de Arinos”.

Nos anos de 2020 e 2021, o foco esteve na pesquisa “Formigas como bioindicadoras da qualidade dos solos de veredas”. Essa linha de investigação impulsionou e aprofundou meus estudos na área, culminando na conclusão do meu doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília, realizado entre 2024 e 2026. Hoje atuo como professor do IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário